N1 Studio logo

Qual a função de um Produtor Musical?

Por trás de toda banda de sucesso sempre tem um produtor musical competente.Autor desconhecido.

O Produtor Musical é o cara que torna viável a ideia do artista. Ele é contratado pelo artista para tomar decisões de aspecto criativo e técnico de todo o processo de gravação de um disco, que vai desde a escolha do repertório, criação de arranjos, ensaios, gravação, edição, até finalmente vir com o resultado do trabalho, que é o CD. Sua função é ajudar a melhorar a sonoridade de uma banda.

É bastante comum (e bastante louvável, diga-se de passagem) que os próprios membros da banda façam as composições. O que geralmente acontece é que a música foi composta em um tom desconfortável que exige muito esforço do vocalista, ou o guitarrista que colocou 8 solos diferentes durante toda a música, ou os músicos estão tocando de uma forma em que a música não passa a energia que a letra tenta transmitir, seja de alegria, raiva, amor, e etc.

O Produtor Musical é o cara que vai dizer “pera aí, vamos baixar esse tom que tá matando o vocalista! Vamos tirar esses solos de guitarra que não combinam com essa música,” etc. Em consenso com a banda, o produtor vai ver o que precisa mudar para a música ficar legal e criar um Arranjo que valorize a sonoridade de todos os instrumentos, e principalmente, que faça uma base legal para a voz se destacar.

Como já disse no primeiro parágrafo, o Produtor Musical toma decisões de aspecto criativo e técnico, ou seja, além de trabalhar com a banda na parte criativa que envolve a composição e arranjos, por exemplo, ele também é o responsável pela parte técnica de quando a banda entra no estúdio para gravar – desde o posicionamento dos microfones e passagem de som, até a direção dos músicos, gravação e toda a mágica que acontece “por trás das cortinas”.

O Produtor Musical precisa saber isso tudo?

Não.

Sempre é bom para um Produtor Musical ter um conhecimento, mesmo que básico, sobre todas as etapas. Mas se ele não souber criar arranjo, ele pode contratar um arranjador para fazer esse serviço. Na hora da gravação, ele pode contratar um técnico para deixar o som do jeito que ele quer. O Produtor Musical não é o cara que sabe tudo. É o cara que sabe gerenciar tudo, de forma que, como já disse no primeiro parágrafo, torne viável a ideia do artista. Mesmo que ele faça isso sozinho, ou com o envolvimento de dezenas de outros profissionais. Mesmo assim, atrás da capa do CD, terá seu nome no crédito pela Produção Musical.

Arnaldo Saccomani
Arnaldo Saccomani: Produtor musical, músico, compositor, e um grande gerenciador!

Esse foi o primeiro post no Blog N1 Studio, espero que tenham gostado e aprendido um pouco sobre a função do Produtor Musical. Nos próximos artigos falarei com mais detalhes sobre as etapas de uma produção, arranjos, gravação, curiosidades, e muito mais!

Podem comentar, é grátis! 😀

2 respostas

Deixe um comentário

Posso ajudar?