N1 Studio logo

Como escolher o profissional certo para produzir meus trabalhos?

E aê, tudo jóia? ✌🏿😎

Tô voltando com o Blog (agora é pra valer! 😁) para falar sobre algo que muita gente ainda não leva em consideração na hora de contratar um serviço: o profissionalismo.

Assim como tudo na vida, a qualidade do resultado final do trabalho está proporcionalmente ligado a qualidade do profissional que o realizará. A lógica é bem simples. Um cozinheiro ruim não fará uma comida saborosa. Um médico incompetente não fará o diagnóstico correto de um paciente doente. Um produtor musical ruim não produzirá sua música com a qualidade que ela merece.

Lembrando que a qualidade do profissional em nada tem a ver com o equipamento que ele possui, ou com o tempo de experiência que ele tem. Há quem trabalhe com isso por décadas, possua um equipamento top de linha, e mesmo assim tenha maus resultados em seus trabalhos.

Por que vemos as TV’s contratando cada vez mais ex-jogadores, em vez de jornalistas formados, para comentarem as partidas de futebol? A resposta é simples: enquanto o jornalista conhece toda a parte teórica do esporte, suas regras, sua história, o ex-jogador tem a vivência de anos dentro dos campos, conhece o dia-a-dia dos jogadores, bastidores, treinamentos, instruções de treinadores, e muito mais na prática.

A concorrência é enorme. Mas os bons acabarão se destacando 😉

Seguindo este mesmo raciocínio, é importante verificar qual a experiência que o produtor musical que você vai contratar possui.

  • Quais os trabalhos anteriores que ele produziu?
  • Tem um bom som?
  • Gostou dos arranjos?
  • Este produtor toca algum instrumento?
  • Ele também compõe?

Toda experiência a mais que ele tiver poderá agregar muito ao seu trabalho, e consequentemente, dará mais qualidade a sua música.

E “ter experiência” não necessariamente significa que ele precise trabalhar há anos com produção musical. Ele pode até estar começando a produzir, mas trabalha com música há muito tempo, seja tocando em bandas, seja dando aulas de música, seja compondo, etc.

O que diferencia um profissional bom do ruim é a experiência que ele tem, o modo como ele trabalha, a paixão pelo que faz (ou a paixão pelo dinheiro 🤔), e, consequentemente, seus resultados finais.

Este foi o post de hoje, espero que tenham gostado. No próximo artigo, vou me aprofundar mais a respeito da importância de um bom profissional no sucesso dos artistas. Sinta-se a vontade para deixar um comentário, pergunta, ou o que mais você quiser aí embaixo. Abraço, e até mais! 😁

Deixe um comentário

Posso ajudar?